https://miro.medium.com/max/1600/1*z3ncI_1ol_pBDRGCVZ--UQ.jpeg

 

Frequentemente recebemos algumas perguntas, principalmente das mamães, de como proceder quando o granuloma se desenvolve após a gastrostomia. Hoje traremos algumas contribuições, para elucidar algumas dúvidas que você possa ter.

O que é o granuloma?

É uma tecido orgânico de cor vermelha que pode se desenvolver em volta da gastrostomia. Isto é chamado no meio médico de tecido de granulação. Não se assuste, isto é normal. Mas se houver uma grande quantidade de tecido, se a área estiver inflamada, ou se o tecido estiver interferindo com o cuidado da sonda, consulte seu médico.

Como cuidar/prevenir o aparecimento de Granuloma?

Das opções disponíveis para o tratamento de granuloma em gastrostomia, encontra-se a aplicação de cremes, utilização da Almofada de Gastrostomia e a cauterização química. Outras opções consistiriam na remoção cirúrgica e na cauterização elétrica.

Como cuidar da Gastrostomia e Granuloma?

  1. Realizar higiene da pele em volta da sonda com água morna e sabonete com PH ácido, três vezes ao dia e sempre que necessário;
  2. Aplicar protetor cutâneo ou creme de barreira prescritos pelo médico.
  3. Se necessário, aplicar curativo de espuma de poliuretano entre a pele e a roldana, recomendamos a utilização das Almofadas de Gastrostomia da Acess Rehab que pela composição do material ajuda a diminuir o impacto das secreções ácidas que podem vazar em volta da sonda de gastrostomia e reduzir o granuloma.
  4. Manter a roldana da sonda bem ajustada á pele/espuma de poliuretano.

Na presença de Granuloma:

Realizar higiene da pele em volta da sonda com cloreto de sódio(Nacl 20% ), manter a gaze ou almofada Acess Rehab embebida com a solução por 10 minutos, três vezes ao dia , secar a pele ao retirar a compressa.

Quer saber mais? pergunte aos nossos especialistas

 

Comentários