É preciso fortalecer o senso de responsabilidade que temos em cuidar do nosso corpo e mente com carinho, para alcançar o bem-estar. Principalmente, se atentando aos sinais emitidos pelo o corpo e a mente!

Lembra daquela dor nas costas insuportável? As queixas são muitas e frequentes, mas nenhuma decisão é tomada para solucionar a questão. Sempre falta tempo na agenda. E você pensa: “Na semana que vem eu faço um alongamento ou marco aquele retorno ao fisioterapeuta... Pensando melhor, a dor nem está tão insuportável assim”.

Se identifica? Então, você pode estar ignorando os pedidos de socorro emitidos pelo corpo e pela a mente.

Precisamos refletir sobre as nossas tomadas de decisões e assumir o protagonismo e o controle da própria saúde, para colocar em prática o autocuidado, que junto a busca de ajuda profissional pode de fazer toda a diferença.

Se pergunte:

O que estou fazendo para contribuir com o meu bem-estar e com a minha saúde? Como eu posso me prevenir?

Quais os sinais que o meu corpo e a minha mente estão emitindo? Como eu posso ser protagonista na minha melhora?

São questionamentos importantes e que fazem a diferença no resultado de qualquer tratamento e ajuda na prevenção de doenças. Por isso, é necessário estabelecer uma rotina de autocuidados para o corpo e a mente, que faça sentido no seu estilo de vida, no seu dia a dia.

Esses cuidados podem ser:

Físicos: prática de exercícios, alimentação saudável e uma noite bem dormida;

Mentais: reserve um tempo para si, evite o excesso de informação;

Sociais: dedicando um tempo a nutrir seus relacionamentos ou as causas que acredita;

Espirituais: praticando yoga ou meditação, por exemplo.

Que tal começar com uma caminha, dar uma volta de bicicleta ou praticar algum esporte com regularidade? Fazer exercícios ao ar livre é uma ótima maneira de cuidar da sua saúde.

Lembre-se: é você quem decide por onde começar, o importante é dar o primeiro passo. Se cuide!

Comentários